Março roxo, epilepsia e escoteiros

Além de celebrar o dia internacional da Síndrome de Down no dia 21, o mês de março é um mês super especial por ser dedicado à conscientização sobre a epilepsia.

Embora a estimativa seja de 150 mil casos por ano no Brasil, ainda existe ainda muita ignorância e preconceito quando o assunto é epilepsia, o que é compreensível por alguns motivos. Para começar, a maioria da população nunca teve contato com alguém que sofre deste mal. Outro agravante são as representações incorretas de episódios de epilepsia no cinema e na televisão. Como se esses problemas não bastassem, a coisa toda ainda piora quando curiosos de plantão relatam com exagero algum crise que possam ter visto à distância ou de que tenha ouvido falar por algum conhecido.

Em pleno ano de 2019, ainda há quem confunda epilepsia com doença mental e deficiência intelectual. Precisamos fazer uma distinção muito clara das coisas.

O que é epilepsia?

Epilepsia é uma desordem neurológica na qual a atividade das células nervosas no cérebro é perturbada, provocando convulsões. As suas causas variam, mas normalmente a epilepsia acontece devido fatores genéticos ou como consequência de danos sofridos pelo cérebro por conta de derrames e traumas físicos como pancadas ou quedas.

Sendo assim, podemos afirmar que a epilepsia não é uma doença mental, por se tratar de uma desordem neurológica. Também não é uma deficiência de qualquer espécie, já que os pacientes que sofrem de epilepsia podem levar vidas perfeitamente normais quando estão com as crises sob controle. Além disso, em alguns casos, a epilepsia é transitória, desaparecendo com o próprio amadurecimento neurológico da criança.

Os escoteiros no março roxo

O movimento escoteiro tem um lugar especial nos nossos corações e na história da Associação São Francisco. Já tivemos oportunidade de participar de algumas atividades com os escoteiros antes e agora para o mês de março eles acertaram em cheio: dia 23 de março foi um dia todo especial, com atividades dedicadas especialmente para a conscientização sobre a epilepsia. Escoteiros no Brasil inteiro foram educados a respeito dela, com jogos, canções e palestras a seu respeito. Hoje, dia 26 de março, esses mesmos escoteiros estão compartilhando em suas redes sociais o resultado dessa iniciativa.

Procure nas redes sociais pelas hashtags:

#epilepsiasempreconceito
#purpledaybrasil2019
#purpledaybrasil

Quer fazer ainda mais diferença? Dá uma olhada neste evento que eles estão organizando: uma caminhada para o Purple Day, no dia 31 de março, na Avenida Paulista. Mais detalhes aqui neste link.

No ano passado fizemos uma série sobre epilepsia para o março roxo. Você pode aprender um bocadinho de coisas como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *