Residência

A Associação São Francisco, constituída em 01 de julho de 2004, sociedade civil, sem fins lucrativos e/ou econômicos, com autonomia administrativa e financeira. Tem por proposta oferecer atendimento em regime de moradia e atendimento externo, a pessoas com deficiência intelectual, sem distinção de sexo, cor, classe social, credo politico e religioso. A idade mínima para entrar na instituição e de 18 anos de idade, e a pessoa tem que ter condições favoráveis de locomoção. A Associação São Francisco é uma instituição particular. Não temos convênios com prefeituras ou outros órgão públicos. Reservamos algumas vagas sociais que são destinadas às pessoas carentes de nosso Município.

Na Associação São Francisco as acomodações são diferentes porque sabemos que cada pessoa tem uma necessidade diferente. As casas possuem instalações adequadas, cozinha, sala de refeição, sala de televisão, quartos e banheiros. A maioria divide seu quarto com um colega para que possa desenvolver o sentimento de companheirismo e convivência. Os quartos podem ser decorados ao gosto dos assistidos, com seus objetos e pertences de sua preferência. Tudo para proporcionar aos assistidos um sentimento de pertencimento do ambiente em que vivem.

A instituição tem por objetivo trabalhar com os assistidos a reeducação e a socialização, de forma que  proporcione o desenvolvimento das atividades da vida diária, que são atividades relacionadas ao autocuidado, como: higiene pessoal, vestuário, alimentação, locomoção e comunicação. Desta forma podemos trabalhar a autonomia, independência e adequação social dentro do seu cotidiano.

Atividades/Lazer

A Associação São Francisco se preocupa com a qualidade de vida de seus assistidos, desta forma proporciona, por meio das atividades recreativas e lazer, a interação com a comunidade.

Para isso, conta com uma serie de passeios, viagens e atividades internas e externas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades sociais de seus assistidos.

As atividades são divididas da seguinte forma:

– Atividades no período matutino: Oficinas de atividades lúdicas, jogos, músicas e caminhadas.

– Atividades no período vespertino: Exercícios físicos, piscinas, jardinagem e horticultura.

– Atividades de finais de semana: Passeios e jogos recreativos.

– Férias: Realizamos as férias dos assistidos em dezembro, sempre depois da festa de confraternização. A instituição fica fechada durante 10 dias e este período serve para realizarmos treinamentos com os funcionários.

Missão

Proporcionar qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, melhorando a autoestima, sociabilidade e afetividade das mesmas, promovendo, apoiando e incentivando atividades nos campos da educação, assistência social, recreação, cultura e artes, com a finalidade de desenvolver habilidades e reduzir dificuldades da clientela assistida. Essas atividades são realizadas num ambiente agradável, o mais próximo possível de um lar, reduzindo assim a discriminação social.”

Visão

Através de uma equipe interdisciplinar proporcionar atividades socioeducativas aos assistidos, tornando a Associação referência no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, no atendimento em todo território nacional, com o objetivo de aumentar a aceitação e o respeito da sociedade em relação à clientela assistida”.

Equipe interdisciplinar.
Treinamento periódico a todos os funcionários visando melhor capacitação dos mesmos.
Respeito a todas as dificuldades da clientela, promovendo melhoria nas habilidades.
Utilização dos recursos da sociedade, promovendo integração.