Rua David Maria Monteiro Gomes, 125 | LIGUE: (12) 3672-3149

Cultura inclusiva: Em um mundo interior

Já fizemos algumas indicações de filmes que tratam do assunto deficiência intelectual antes aqui neste artigo, mas hoje temos uma indicação com gostinho caseiro. Sim, a indicação de hoje se trata de uma iniciativa brasileira e tem como tema o autismo. Em um mundo interior é um documentário em longa metragem que mergulha no cotidiano de sete famílias com filhos autistas. Foi um trabalho de dois anos de duração, do qual surgiu a obra dos cineastas Flávio Frederico e Mariana Pamplona, que tinham a intenção de criar um filme para falar sobre crianças que precisam superar obstáculos para estar no mundo.

Como o autismo é um quadro que não tem diagnóstico fechado, sem cura e cujas causas não foram determinadas ainda; esse foi justamente o tema escolhido para o projeto. Para poder realizá-lo com êxito, foram necessários contatos com inúmeras famílias que viviam a realidade de lidar com o diagnóstico de autismo. Enquanto algumas famílias resistiram a exposição, sete delas toparam passar por esse longo período exposição. E sua coragem em abrir as portas do próprio lar rendeu frutos.

Graças ao documentário, o público leigo pode ter um vislumbre de como é ser uma criança autista. Especialmente porque duas das crianças acompanhadas durante o documentário ganharam câmeras, para que elas mesmas produzissem imagens para o filme. O resultado é um projeto esclarecedor e, ao mesmo tempo, poético e tocante.

O longa também teve o cuidado de evidenciar como pessoas com autismo podem ser incrivelmente distintas umas das outras, não havendo um perfil “típico” de autismo no qual a maioria se encaixaria. Os graus de comprometimento podem ser alto ou leve. Alguns autistas se comunicam relativamente bem, enquanto outros chegam até mesmo a não verbalizar.

Em um mundo interior foi apresentado no festival “É Tudo Verdade”, no mês me maio e seguiu em exibição em algumas salas de cinema pelo país. Logo deve ser disponibilizado em mais plataformas de distribuição. Ficou curioso? Então aproveita para ver o trailer do filme logo a seguir. Não deixe de ler, também, nossos artigos sobre autismo aqui, aqui e também sobre a Síndrome de Asperger, que é um tanto similar ao autismo, aqui.

Gostou da dica? Não deixe de compartilhar com os amigos e familiares!

Tags: autismo filme

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *