Maio amarelo: atenção pela vida

Seguindo na esteira dos meses comemorativos, maio é dedicado a uma causa pertinente não somente a nós, que somos ou trabalhamos com pessoas com deficiência intelectual. Maio amarelo é o mês da atenção pela vida, dedicado particularmente à educação no trânsito (daí a cor amarela, representando a atenção).

Os acidentes de trânsito matam anualmente mais de 1,25 milhão de pessoas no mundo, sendo que 90% destes óbitos acontecem em países de baixa e média renda, que possuem cerca de 54% dos veículos. Essas ocorrências representam a nona causa das mortes em todo o planeta, mas são a primeira na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Até 2030, o trânsito poderá se tornar o sétimo responsável pela interrupção da vida.

O Brasil aparece na quinta posição entre os países recordistas de mortes no trânsito, precedido apenas por Índia, China, EUA e Rússia, e sucedido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Quase a metade das vítimas fatais são pedestres, ciclistas e motociclistas, usuários mais vulneráveis.

Maio amarelo é um movimento presente em 27 países, que tem como objetivo chamar a atenção para o problema da segurança no trânsito, em diferentes frentes. Seja por ações nas mídias sociais, em outdoors, cartazes, panfletos e ações educativas, as empresas e o poder público são encorajados a se engajar na causa por um trânsito mais seguro. Em 2018, o tema do maio amarelo é Nós Somos o Trânsito, para lembrar que quem faz o trânsito não são os veículos, mas as pessoas. Sendo assim, depende de cada um de nós, individualmente, fazer de nossas vias locais seguros.

A iniciativa foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, proclamada em março de 2010 pela ONU. Neste ano, chegamos à quinta edição.

Como de costume, a Associação São Francisco procura sempre educar seus assistidos no sentido de promover maior autonomia e integração à comunidade. Por isso, neste mês de maio, desenvolveremos ações educativas com o tema segurança no trânsito. Sabemos que todos, desde o condutor de carretas até o pedestre, devem ser educados para um trânsito mais seguro e a Associação não ficaria de fora desta.

Quem quiser saber mais sobre o movimento Maio Amarelo, pode fazer acessando-se o site oficial em www.maioamarelo.com