Novembro: um mês dedicado a eles!

novembro-azul

Em novembro de 2003, uma conversa de bar entre dois amigos deu início a um movimento que mudaria a vida de muitos homens ao redor do mundo. Percebendo que o bigode tinha saído de moda naquela época, eles decidiram fazer algo para ressucita-lo . Foi então que Travis Garone e Luke Slattery conseguiram encontrar 30 amigos dispostos a deixar seus bigodes crescerem durante aquele mês. Nascia, então, o “Movember”, ou Novembro Azul, como ficou conhecido por aqui.

No seu primeiro ano, o movimento originado na Austrália não passou de uma grande brincadeira entre amigos, sem qualquer cunho filantrópico, mas desde 2004, ele tem angariado fundos para a conscientização e promoção de ações em prol da saúde masculina. Desde seu segundo ano de realização, o novembro azul  doou grandes quantias para organizações que se dedicam ao combate e prevenção do câncer de próstata, testículo e depressão masculina. Seu objetivo principal é realizar esforços para reduzir a mortalidade precoce entre os homens.

Embora já tenhamos entrado na segunda quinzena do mês, ainda não é tarde para este lembrete amigável a todos: vamos cuidar dos homens das nossas vidas! Todos nós temos pais, filhos, maridos e amigos. Homens que são preciosos para nós. Embora o novembro azul seja lembrado principalmente pela prevenção e combate ao câncer de próstata, ele também é dedicado a promoção da saúde global do homem que, como sabemos, não costuma a fazer o mesmo acompanhamento periódico que as mulheres fazem. Por isso, não deixe de conversar com seus amigos e familiares sobre a importância de um check-up anual, bem como a adoção de um estilo de vida saudável, com exercícios regulares e boa dieta.

Aqui na Associação São Francisco, além de uma vida saudável com dieta equilibrada e atividade física, nos preocupamos sempre em promover os cuidados médicos preventivos que são próprios para cada sexo e faixa etária. Entre nossos assistidos, temos por aqui alguns que já estão em idade de acompanhamento preventivo para câncer de próstata, como o Beto, José Eduardo, Chicão, Rafael e Luiz Alberto.

luiz-alberto rafael beto chicao